+351 910 090 881 comercial@floramedia.pt
  • ES
  • PT
Floramedia
produtos e serviços
  • projetos realizados
  • Floramedia
  • Produtos e serviços
    • Comunicação e Marketing
    • Etiquetas e Packaging
  • Projetos
  • Sobre nós
    • A empresa
    • A equipa Floramedia
    • Floramedia no mundo
    • Comprometidos com a sustentabilidade
  • Actualidade da empresa
    • Novidades
    • Inscrição a newsletters
  • Contatar com Floramedia
    • Entre em contato
  • Outras webs da Floramedia
    • Loja de etiquetas online
    • Banco de fotografia de plantas
    • Gestão de encomendas My Floramedia
    • Folhas de plantas para jardins
    • Portal profissional GuíaVerde
    • Contactar

Greenfluencers, como conectar com os compradores de plantas através dos influencers

13 de Dezembro de 2022

Novidades

As agências de marketing e comunicação ajudam as empresas do setor verde a conectarem-se com o seu público. Entre as diferentes ferramentas que utilizamos – conteúdo orgânico nos canais de clientes, campanhas publicitárias, e-mail marketing, assessoria de imprensa – há uma que recomendamos especialmente para as marcas que são orientadas para o consumidor final: os influenciadores, que no mundo das plantas ornamentais e jardinagem são adequadamente chamados de “greenfluencers“.

O surgimento destes criadores de conteúdos está obviamente relacionado com a popularidade das redes sociais. Mas antes destes, já haviam promotores e comunicadores especializados no jardim  que se dirigiam a um público setor  em massa, principalmente através da televisão. Por exemplo, Pepe Plana, que desde os anos 90 trabalha em programas de rádio e televisão dedicados a plantas e jardinagem, como o programa Bricolocus de La 2, ou Íñigo Segurola, que alcançou a fama apresentando o espaço de jardinagem da mítica “Bricomanía”.

Posteriormente, os bloggers tornaram-se populares que encontraram na Internet uma forma mais direta de se conectarem com o público, com blogs como Picarona Blog de Ester Casanova, ou El Blog de la Tabla, de María José Holguín.

Finalmente, com o surgimento das redes sociais, começaram a surgir influencers, que são os divulgadores que têm vocação para desenvolver a sua vida profissional criando conteúdos para as redes. Alguns deles estão na profissão há muitos anos, como Toni Jardón, de La huertina de Toni, que criou o seu canal no YouTube em 2007. Mas tem sido especialmente como resultado da pandemia COVID-19, quando muitos novos evernídeos apareceram no turbilhão da popularidade das plantas, principalmente entre os mais jovens. Um bom exemplo desta nova geração é Clara Redondo  , da Plantitiscronica, vencedora do Prémio de  Melhor #greenfluencer do ano de 2022, concedida pela Associação de Comerciantes de Plantas Ornamentais:

 

Ver esta publicación en Instagram

 

Una publicación compartida de Clara (@plantitiscronica)

 

Vantagens de trabalhar com os greenfluencers

Os greenfluencer, ou influencers especializados no tema da jardinagem e plantas ornamentais, proporcionam três vantagens que devem ser destacadas.

  1. O alcance. Estes perfis já têm uma comunidade formada por milhares de seguidores que estão abertos a receber informação e a serem aconselhados, para que as marcas possam levar a sua mensagem de forma fácil e natural a um público já segmentado, que se encaixa com a sua pessoa compradora (protótipo do cliente).
  2. A credibilidade. Os seguidores dos greenfluencers confiam nos seus critérios e isso torna mais eficaz as campanhas para divulgar ou promover um produto. Por outro lado, usam uma linguagem próxima que facilmente encaixam com o consumidor.
  3. A persuasão. Por outro lado, os influencers são capazes de colocar o nome de uma marca ou os benefícios de um produto na mente do seu público,. É o boca-boca tradicional, mas impulsionada através do que o marketing chama de líderes de opinião ou prescritores.

Tipos de greenfluencers

Nas diferentes redes sociais podemos encontrar dezenas de perfis de criadores de conteúdos especializados no cultivo de plantas, pomar e jardim. E todos podem ser classificados por três critérios.

  1. Volume da sua comunidade. No mundo do marketing é geralmente aceite que os micro influenciadores são aqueles que não atingem 100.000 seguidores. Os influencers são aqueles que têm entre 100.000 e um milhão. E os influenciadores macro são aqueles com uma comunidade de mais de 1 milhão de seguidores. Dentro do mundo das plantas e jardinagem – menos populares do que outros temas, como moda ou desporto – é difícil encontrar influenciadores macro, mas existem alguns exemplos, como o canal de YouTube La huertina de Toni que tem 1.700.000 subscritores.
  2. Rede social. Os influencers especializam-se no Instagram, Youtube, Facebook ou TikTok. Mesmo nos casos em que gerem perfis em várias redes, tendem a ficar em mais de uma. Em Espanha, o Instagram é a rede social mais utilizada pelos greenfluencers.
  3. O tema. Alguns lidam com questões relacionadas com o jardim (cultivo de frutas, legumes e hortaliças) e outros na vertente mais ornamental das plantas. Nos últimos anos, à semelhança do mercado, os criadores de conteúdos especializados em plantas de interior têm proliferado.

¿Quais são os riscos de trabalhar com influencers?

Para o anunciante, existem certos riscos quando se trabalha com influencers, uma vez que no final do dia a imagem e a voz de uma marca estão a ser depositadas numa pessoa que não faz parte do seu pessoal, e que desconhece a sua cultura corporativa. Além disso, têm a sua própria forma de dirigir-se ao público, com o seu próprio tom comunicativo que é muitas vezes o oposto do tom corporativo da marca.

Por conseguinte, a nossa recomendação é tentar minimizar estes riscos com um trabalho prévio de seleção do influencers adequado de acordo com os objetivos a atingir e a orientação da campanha, de modo a que o influencer saiba o que pode ou não fazer em cada caso, quer se trate de uma demonstração da aplicação de um produto,  Um unboxing quando se trata de produtos que incluem acessórios, um concurso para aumentar a recuperação da marca ou uma rifa para ganhar seguidores.

Se está a pensar fazer uma campanha com os greenfluencers e não quer falhar, pode contratar os serviços de uma agência de marketing especializada como a Floramedia. Entre em contato conosco e nós o ajudaremos.

 

 

 

Sobre Floramedia

Floramedia é a empresa líder em comunicação especializada em horticultura ornamental no mercado europeu.

Desenvolvemos soluções criativas para impulsionar as vendas para nossos clientes em todos os canais. Fotos de planta, conteúdo, conceitos e design, marketing, impressão e soluções online – tudo sob o mesmo teto.

Saber mais >

Segue-nos nas redes sociais

Novedades relacionadas

Subscreva a nossa newsletter

Recebe as últimas novidades da Floramedia diretamente no seu correio eletrônico

Inscreva-se aqui
Floramedia
PRODUTOS E SERVIÇOS
  • Etiquetas e Packaging
  • Comunicação e Marketing
 
  • Encontra a sua solução
  • Projetos
  • Descarregar
SOBRE NÓS
  • A empresa
  • A equipa Floramedia
  • Floramedia no mundo
  • Comprometidos com a sustentabilidade

INFORMAÇÃO

  • Novidades
  • Inscrição a newsletters
  • Entre em contato
OUTRAS WEBS
  • FloramediaShop.es
  • Pictures.Floramedia.com
  • My.Floramedia
  • GardenCards.info

NOS FALAMOS?

+351 910 090 881

comercial@floramedia.pt
peça um orçamento
  • Aviso legal
  • Política de privacidade
  • Política de cookies
Usamos cookies en nuestro sitio web para mejorar la experiencia de navegación, recordando sus preferencias y visitas repetidas. Al hacer clic en "Aceptar todo", acepta el uso de TODAS las cookies. También puede visitar el apartado de "Configuración" para ofrecer un consentimiento más detallado.
ConfiguraciónRechazar todoAceptar todo
Manage consent

Resumen de la política de cookies

Este sitio web utiliza cookies para mejorar su experiencia mientras navega por el sitio web. De estas, las cookies que se clasifican como necesarias se almacenan en su navegador, ya que son esenciales para el funcionamiento de las funcionalidades básicas del sitio web. También utilizamos cookies de terceros que nos ayudan a analizar y comprender cómo utiliza este sitio web. Estas cookies se almacenarán en su navegador solo con su consentimiento. También tiene la opción de optar por no recibir estas cookies. Pero la exclusión voluntaria de algunas de estas cookies puede afectar su experiencia de navegación.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
GUARDAR E ACEITAR
Desenvolvido por CookieYes Logo
etiquetas e packaging
comunicação e marketing
etiquetas e packaging
Etiquetas para plantas
Etiquetas para plantas
Acessórios
Accesorios para etiquetado
Capa para vaso
Capa para vasos
Saqueta de semente
Pacotes de Semente
Estojos e caixas
Embalagens e caixas
Lâminas
Lâminas para venda de bolbos e plantas em torrão
PLV
Materiais de promoção no ponto de venda
ver todos
comunicação e marketing
Desenho e marcas
Desenho gráfico, marcas e identidade corporativa
Desenvolvimento web
Web design e desenvolvimento e comércio eletrônico
Conteúdos
Gestão de Redes Sociais e criação de conteúdo
Audiovisual
Produções audiovisuais: vídeo e foto
Plano de marketing
Estratégias de comunicação e marketing
Publicidade on line
Campanhas de marketing e publicidade online
Catálogos
Catálogos e publicações
Eventos
Gestão de eventos online e presenciais
ver todos
baixar
encontre sua solução