Greenfluencers, como conectar com os compradores de plantas através dos influencers


As agências de marketing e comunicação ajudam as empresas do setor verde a conectarem-se com o seu público. Entre as diferentes ferramentas que utilizamos – conteúdo orgânico nos canais de clientes, campanhas publicitárias, e-mail marketing, assessoria de imprensa – há uma que recomendamos especialmente para as marcas que são orientadas para o consumidor final: os influenciadores, que no mundo das plantas ornamentais e jardinagem são adequadamente chamados de “greenfluencers“.
O surgimento destes criadores de conteúdos está obviamente relacionado com a popularidade das redes sociais. Mas antes destes, já haviam promotores e comunicadores especializados no jardim que se dirigiam a um público setor em massa, principalmente através da televisão. Por exemplo, Pepe Plana, que desde os anos 90 trabalha em programas de rádio e televisão dedicados a plantas e jardinagem, como o programa Bricolocus de La 2, ou Íñigo Segurola, que alcançou a fama apresentando o espaço de jardinagem da mítica “Bricomanía”.
Posteriormente, os bloggers tornaram-se populares que encontraram na Internet uma forma mais direta de se conectarem com o público, com blogs como Picarona Blog de Ester Casanova, ou El Blog de la Tabla, de María José Holguín.
Finalmente, com o surgimento das redes sociais, começaram a surgir influencers, que são os divulgadores que têm vocação para desenvolver a sua vida profissional criando conteúdos para as redes. Alguns deles estão na profissão há muitos anos, como Toni Jardón, de La huertina de Toni, que criou o seu canal no YouTube em 2007. Mas tem sido especialmente como resultado da pandemia COVID-19, quando muitos novos evernídeos apareceram no turbilhão da popularidade das plantas, principalmente entre os mais jovens. Um bom exemplo desta nova geração é Clara Redondo , da Plantitiscronica, vencedora do Prémio de Melhor #greenfluencer do ano de 2022, concedida pela Associação de Comerciantes de Plantas Ornamentais:
Ver esta publicación en Instagram
Vantagens de trabalhar com os greenfluencers
Os greenfluencer, ou influencers especializados no tema da jardinagem e plantas ornamentais, proporcionam três vantagens que devem ser destacadas.
- O alcance. Estes perfis já têm uma comunidade formada por milhares de seguidores que estão abertos a receber informação e a serem aconselhados, para que as marcas possam levar a sua mensagem de forma fácil e natural a um público já segmentado, que se encaixa com a sua pessoa compradora (protótipo do cliente).
- A credibilidade. Os seguidores dos greenfluencers confiam nos seus critérios e isso torna mais eficaz as campanhas para divulgar ou promover um produto. Por outro lado, usam uma linguagem próxima que facilmente encaixam com o consumidor.
- A persuasão. Por outro lado, os influencers são capazes de colocar o nome de uma marca ou os benefícios de um produto na mente do seu público,. É o boca-boca tradicional, mas impulsionada através do que o marketing chama de líderes de opinião ou prescritores.
Tipos de greenfluencers
Nas diferentes redes sociais podemos encontrar dezenas de perfis de criadores de conteúdos especializados no cultivo de plantas, pomar e jardim. E todos podem ser classificados por três critérios.
- Volume da sua comunidade. No mundo do marketing é geralmente aceite que os micro influenciadores são aqueles que não atingem 100.000 seguidores. Os influencers são aqueles que têm entre 100.000 e um milhão. E os influenciadores macro são aqueles com uma comunidade de mais de 1 milhão de seguidores. Dentro do mundo das plantas e jardinagem – menos populares do que outros temas, como moda ou desporto – é difícil encontrar influenciadores macro, mas existem alguns exemplos, como o canal de YouTube La huertina de Toni que tem 1.700.000 subscritores.
- Rede social. Os influencers especializam-se no Instagram, Youtube, Facebook ou TikTok. Mesmo nos casos em que gerem perfis em várias redes, tendem a ficar em mais de uma. Em Espanha, o Instagram é a rede social mais utilizada pelos greenfluencers.
- O tema. Alguns lidam com questões relacionadas com o jardim (cultivo de frutas, legumes e hortaliças) e outros na vertente mais ornamental das plantas. Nos últimos anos, à semelhança do mercado, os criadores de conteúdos especializados em plantas de interior têm proliferado.
¿Quais são os riscos de trabalhar com influencers?
Para o anunciante, existem certos riscos quando se trabalha com influencers, uma vez que no final do dia a imagem e a voz de uma marca estão a ser depositadas numa pessoa que não faz parte do seu pessoal, e que desconhece a sua cultura corporativa. Além disso, têm a sua própria forma de dirigir-se ao público, com o seu próprio tom comunicativo que é muitas vezes o oposto do tom corporativo da marca.
Por conseguinte, a nossa recomendação é tentar minimizar estes riscos com um trabalho prévio de seleção do influencers adequado de acordo com os objetivos a atingir e a orientação da campanha, de modo a que o influencer saiba o que pode ou não fazer em cada caso, quer se trate de uma demonstração da aplicação de um produto, Um unboxing quando se trata de produtos que incluem acessórios, um concurso para aumentar a recuperação da marca ou uma rifa para ganhar seguidores.
Se está a pensar fazer uma campanha com os greenfluencers e não quer falhar, pode contratar os serviços de uma agência de marketing especializada como a Floramedia. Entre em contato conosco e nós o ajudaremos.
Subscreva a nossa newsletter
Recebe as últimas novidades da Floramedia diretamente no seu correio eletrônico