50 primaveras
50 anos ajudando o setor a crescer
Em março de 1973, as estações de rádio tocavam as então vanguardistas canções de "The Dark Side of the Moon", o novo álbum da banda britânica Pink Floyd, os noticiários anunciavam a retirada dos soldados americanos do Vietnã, um vespeiro cruelmente pulverizado com Napalm. Nessa época a Espanha vivia os últimos anos da ditadura e o alcoyano Camilo Sesto liderou “Los 40 Principales” com "Amor, amar".
MARCOS HISTÓRICOS 1973-2023
1973 | Nasce a Floraprint Espanha
Num sector verde ainda incipiente na Península Ibérica, Roberto Guillén experimenta o mercado espanhol oferecendo o fundo fotográfico das plantas da Floraprint AG. em 1972 na primeira edição da Iberflora (na fotografia). Em 1973 fundou a Florarprint Espanha para a produção de pacotes de sementes, lâminas de rosas e de frutos com raiz nua. Também traduziu, editou e distribuiu em Espanha os livros sobre horticultura ornamental e jardinagem da editora francesa Editions Floraisse.
1988 | Constituição da delegação em Portugal Portugal
Em 1988 a empresa explora as possibilidades comerciais em Portugal, participando na primeira Lusoflora. Dois anos depois, foi criada uma delegação no país vizinho com Vitor Faria ao leme
Otros marcos do período:
- 1994 | Julián Sáez assume a direção geral, cargo que mantém até hoje
1997 | Lançamento do GuíaVerde.com
Floraprint Espanha cria GuíaVerde.com um projeto revolucionário no mercado na forma de um diretório que ofereceu às empresas do setor visibilidade na internet. No entanto, após alguns anos, o projeto foi congelado porque o setor ainda não estava suficientemente digitalizado. Dados de 1996 indicavam que, em Espanha, apenas 840 000 pessoas tinham acesso à Internet
Outros marcos do período:
1999 | aquisição do diretório de empresas da Cosagro, que atualmente ainda é publicado sob a marca GuíaVerde
2000 | Nova nomenclatura: Floramedia
A Floraprint passa então a chamar-se Floramedia, como sinal inequívoco da sua vontade de ir além da produção gráfica e propor soluções e serviços em torno do incipiente mundo digital.
-
Outros marcos do período:
2000 | criação do banco de imagens online Floravision, que inclui atualmente mais de 200.000 fotografias botânicas na Floramedia Picture Library
2006 | Publicação da 1ª edição do Guía MMD
Em 2006 foi publicada a primeira edição do "MMD", um livro que reúne as características e fotografias de até 2.500 plantas e que seria um sucesso comercial em Espanha e Portugal.
Outros marcos do período:
2007 | inauguração dos novos escritórios e tipografia do Grupo Floramedia em Westzaan (Holanda)
2010 | Criação da nova unidade de comunicação e marketing Floracom
Um grande passo para a empresa foi a constituição, em 2010, da divisão Floracom, criada para oferecer ao setor serviços para além do mundo das produções gráficas, como estratégia de marketing, serviços de comunicação, branding ou web design. Nesse momente, GuíaVerde.com seria reativado
Outros marcos do período:
2010 | Lançamento no mercado de novos materiais sustentáveis para etiquetas e embalagem de plantas
2013 | Inauguração das novas instalações do Floramedia Studio em Boskoop (Holanda)
2014 | Estreia da loja online de etiquetas para plantas Floramediashop
2015 | Lançamento do GardenCards.info, o sistema online de impressão de cartões de plantas para centros de jardinagem
2017 | Publicação da 1ª edição do Green Trend Report
Em 2017, o grupo Floramedia lançou a primeira edição do Green Trend Report, um livro em que os profissionais da empresa captam tendências de mercado e design para colocá-las à serviço do setor.
Outros marcos do período:
2018 | Publicação da 1ª edição do relatório de sustentabilidade da Floramedia: White Green Paper
2022 | Lançamento da plataforma online MyFloramedia para a gestão de artigos e encomendas de clientes
2023 |Celebração do 50º aniversário da Floramedia Espanha
Este ano vamos soprar as 50 velas do bolo e embora seja melhor não dizer o que desejamos, neste caso vamos a ousar quebrar o hábito. Sopramos as velas, fechamos os olhos e recordamos com muito carinho toda essa trajetória de vida e profissional em que conhecemos magníficos profissionais. Sopramos as velas desejando, com todas as nossas forças, um grande futuro para o sector...Muito emmbora todos saibamos que o futuro do sector está mais do que assegurado graças às magníficas empresas e entidades do sector com as quais temos a sorte de