Entrevista com Julián Sáez sobre o 50 aniversário da Floramedia Espanha e Portugal
Recentemente, o GuíaVerde, uma referência mediática especializada no setor da horticultura ornamental e jardinagem, realizou uma entrevista com o diretor geral da Floramedia Espanha e Portugal, Julián Sáez, para falar sobre os 50 anos da empresa, uma comemoração batizada como “50 primaveras”.Abaixo podes ver ou ler a entrevista realizada.
Hoje saudamos Julián Sáez, diretor da Floramedia Espanha e Portugal, com quem falaremos sobre um acontecimento muito relevante na história da sua empresa: a celebração do seu cinquentenário. É assim Julian?
Sim, este ano completamos 50 anos (ou Primaveras como captámos no nosso logótipo comemorativo), porque a empresa, então denominada Floraprint, foi constituída oficialmente em março de 1973, embora já tenha participado com stand próprio na primeira edição da Iberflora, em 1972. E este ano vamos partilhar este feito com os nossos clientes e amigos do setor.
Olhando para trás, como diria que o setor mudou em todos estes anos?
Desses 50 anos vivi 29 e olhando para trás, tanto a nossa empresa como o próprio setor tiveram uma mudança espetacular. A atividade da empresa nos seus primeiros 25 anos foi bastante limitada principalmente pelo número de empresas que necessitavam dos nossos serviços. Nas origens limitava-se basicamente à produção pcacotes de sementes, litografias para a venda de fruteiras ou roseiras à raiz nua, algum catálogo de viveiros e a publicação de livros em espanhol sobre jardinagem que era então um produto bastante procurado, não havia muita literatura sobre este assunto.
Na verdade, as etiquetas, nosso produto mais reconhecido hoje, levaram muito tempo para começar a se tornar uma parte importante do marketing da planta. Até não há muitos anos a comunicação e apresentação do produto era uma questão bastante secundária, percebida como um custo, algo acessório e dispensável. Era muito comum os viveiros perguntarem aos pontos de venda se queriam plantas com ou sem etiquetas para ajustar o preço. E hoje em dia parece difícil prescindir destes elementos que conseguem informar, ligar e cativar o consumidor final e diferenciar-se da concorrência.
Como vai celebrar este evento tão especial?
Pretendemos mostrar a evolução da empresa através de alguns marcos históricos que marcaram substancialmente o desenvolvimento da nossa empresa desde o início da sua atividade. Por exemplo, o início da nossa atividade em Portugal ou o lançamento do GuiaVerde.com, uma aposta arriscada já em 1997, nos primórdios da internet quando a conexão à internet estava a 52k de velocidade com um modem irritante que fazia um barulho bastante curioso. Também a aquisição do diretório Cosagro, a criação da Floracom, que era a unidade especializada em Comunicação e Marketing Online, ou a publicação do Green Trend Report sobre tendências de mercado ou o Green Paper sobre novos materiais sustentáveis. Faremos isso nas nossas comunicações, redes sociais e web ao longo do ano e culminaremos a celebração do nosso aniversário na Iberflora, onde todos os anos coincidimos em todo o setor e onde convidaremos todos os nossos clientes e amigos a partilhar um tempo connosco no nosso stand e torná-los participantes da nossa satisfação e da nossa gratidão por terem confiado em nós e nos terem acompanhado durante todos estes anos, criar um sector próspero com um longo caminho a percorrer.
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